Xeque...
- Wederson

- 8 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Há onze anos eu disse a um empresário que o empresário é como se fosse um jogador de xadrez, ele precisa saber colocar a peça certa no lugar certo para ganhar a partida. Ou seja, o empresário deve olhar para o seu negócio e mentalizar qual pessoa está na posição certa ou qual pessoa precisa de uma movimentação.
Um jogador de xadrez pensa nisso juntamente com a meta de vencer a partida. Pensa no ataque, contra ataque e defesa, tudo ao mesmo tempo! Um vacilo, uma desatenção e ouve do adversário um belo “Xeque Mate!”. Na empresa, esse “Xeque Mate!” é fatal!
Recentemente vi um empresário dizendo algo parecido. Ele disse que o empresário precisa ser como um maestro. Ele precisa saber quando e como um integrante da orquestra deve tocar. Esse empresário foi até um pouco além. Ele disse que o empresário nem precisa saber tocar todos os instrumentos, mas precisa saber em que momento aquele instrumento deve ser tocado.
Na sua empresa não deve ser diferente. Você é o maestro ou o jogador de xadrez e você precisa ter uma boa dose de estratégia, ou então, saber bem “como a banda toca”. Você não precisa ser um expert em tributação, um criativo analista de marketing ou um Harvey Specter. Mas você precisa saber se na hora que você precisar dessa pessoa ou setor, ela vai corresponder à altura! De preferência, afinado e sincronizado como a Orquestra Filarmônica de Berlim!
É por isso que as empresas gigantes investem tanto em atração, capacitação e engajamento dos colaboradores. Como disse Michael Jordan: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” A responsabilidade de montar uma equipe vencedora é sua. O sucesso do seu negócio depende em grande parte da equipe que você tem!



Comentários