top of page

Jorge Paulo Lemann: Crise? Fique calmo, ajuste-se e inove!

  • Foto do escritor: Wederson
    Wederson
  • 11 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Milhares de empresas fechando, milhares de pessoas desempregadas e milhares de pessoas preocupadas com o que virá depois. Provavelmente você também pensa assim. O que pensa o homem mais rico do Brasil sobre esse assunto?


Jorge Paulo Lemann, fundador do grupo 3G Capital, grupo de investimentos dono da AB InBev, Kraft Heinz, Burger King, Lojas Americanas e outras deu uma entrevista à Brazil Conference at Harvard & MIT via Zoom no dia 09/05. Nessa entrevista ele afirmou já ter passado por dez ou onze crises. Isso é quase uma crise a cada oito anos. O que a vida empresarial ensinou ao shark? “Seja otimista, adapte-se as mudanças, aprenda com as crises para encontrar as oportunidades e vá em frente. As maiores oportunidades surgem em momentos de crise e não em tempos calmos”, afirmou.


Talvez você pense: “No mar de dinheiro que ele vive, perder um pouco não vai nem tirar o sono dele! Diferente de mim.” Aham. Jorge Paulo Lemann perdeu nessa crise até o dia 09/03/2020 um total de 561 milhões de dólares (DÓLARES)! Na conversão do dia, ele perdeu cerca de R$ 2.651.000.000,00. Quanto mesmo? Dois BILHÕES e SEISCENTOS E CINQUENTA E UM MILHÕES de reais! Essa informação consta no site da Vogue Brasil. Ele perdeu sozinho 10% do PIB do Estado de São Paulo em 2019!


Mas a receita dele funciona, porque diferente do Eike Batista, ele continua na lista da Forbes. Olhando para o seu negócio, ele permite você manter a calma, se ajustar e inovar? Você tem pessoas para isso? Ou será que você tem aquele velho sentimento de muitos empresários brasileiros (principalmente os que não tem caixa para contratar apenas formandos de Harvard) de que ‘toca o barco sozinho’. Conhece o ditado de que “as grandes tempestades revelam grandes marinheiros”? Estamos numa tempestade enorme agora! Como está sua tripulação, comandante?


É para ajudá-lo nestes momentos que criei a wm consultoria. Nesta tempestade você precisa de cabeças pensantes. Que se adaptem a novos problemas. Que criem novos cenários. Muitos destes problemas nem existiam há alguns anos. E convenhamos, quantos e quantos profissionais dão um baile em alunos de Harvard hein?! O profissional ideal para esses momentos une experiência, inteligência, criatividade e desejo de fazer acontecer!


Comentários


bottom of page